Modelo do Rover Curiosity
Lançado no dia 26 de novembro de 2011, o Rover Curiosity – Jipe-robô da NASA – atingirá a superfície de Marte no dia 5 de Agosto de 2012, próximo domingo. No texto a seguir serão abordadas diversas curiosidades sobre esta interessante missão.
O preparo
Cerca de 35 anos após a primeira aterrissagem em marte, efetuada pela sonda Viking 1, inicia-se o preparo para o lançamento do terceiro jipe-robô da NASA, neste período mais de U$2,5 bilhões são gastos em tecnologia, além de todo o tempo utilizado em complexos cálculos e analises de dados já existentes sobre o planeta em questão.
O grande desafio
O maior desafio para os cientistas foi preparar o esquema de pouso do Rover em Marte. A nave entra na atmosfera do planeta, estando a uma velocidade de aproximadamente 21 mil km/h, e desacelera até atingir o zero, chegando à superfície. O mais impressionante é que esta passagem dos 21 mil km/h ao zero ocorre em um tempo de aproximadamente 7 minutos, ‘’os sete minutos do terror’’. Uma viagem de 254 dias, que são 365.760 minutos, na qual os últimos 7 minutos são os mais críticos. Na imagem abaixo pode-se ver a ilustração do plano bolado pela NASA para pousar a máquina.
Para melhor visualização acesse http://www.nasa.gov/images/content/667372main_MSL%20EDL%20rev-2900.jpg
Outro fator importante é que o sinal enviado pela nave até a central da NASA demora 14 minutos para chegar, a operação acontece em 7 minutos e ficará nas mãos de um computador que está programado de maneira precisa para executar cada passo a seu tempo. Os cientistas acompanharão a entrada da nave na atmosfera 14 minutos depois dela ter entrado, neste tempo o Rover já estará na superfície a 7 minutos.
A seguir um vídeo explicando um pouco mais sobre as dificuldades do pouso.
O Local e a missão
O Rover Curiosity aterrissará na Cratera Gale(Gale Crator), em Marte, que apresenta diâmetro de 154 km e idade estimada de 3,5 bilhões de anos. A missão será coletar dados sobre o clima, o solo e a geomorfologia, além de procurar sinais de vida microbiana e de ambientes propícios a vida, onde esta pode ter existido no passado. As informações obtidas na missão também poderão ser utilizadas para as crescentes pesquisas sobre o envio de naves tripuladas à marte, a NASA informa que estão sendo feitos trabalhos para que antes de 2030 uma nave tripulada possa atingir a superfície marciana.
O que nos resta é aguardar as notícias que estão por vir a cerca desta emocionante viagem, a qualquer momento uma grande descoberta poderá ser feita. E o que vier de novo você poderá acompanhar aqui neste site.
As novidades da viagem podem ser acompanhadas também por transmissão ao vivo nos seguintes sites:
http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html
http://www.ustream.tv/nasa
Descubra mais sobre o assunto em:
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/news/msl20120730.html
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/news/msl20120728.html
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/news/msl20110722.html
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/index.html
O pouso do Rover foi efetuado com sucesso, veja mais em:
Rover Curiosity pousa em Marte com sucesso
Deixe seu comentário abaixo e, se gostou, compartilhe com seus amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU RECADO...